Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"O suicídio europeu da Grécia é uma vitória alemã"

“Uma Europa onde a política não existe deixa a Grécia sem possibilidade de negociação”, acredita o antigo líder do Bloco de Esquerda.

"O suicídio europeu da Grécia é uma vitória alemã"
Notícias ao Minuto

16:10 - 04/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Francisco Louçã

Francisco Louça disse, num debate organizado pelo Instituto Europeu da Faculdade Direito de Lisboa, que a Grécia cometeu um “suicídio europeu” após as eleições, muito por culpa da Alemanha, que conseguiu assim uma “vitória”.

Os germânicos assumiram-se, na perspetiva do antigo líder do Bloco de Esquerda, citado pelo Expresso, como um “mandante exposto”, ao invés de um “condutor relutante”, pelo que a Grécia terá duas opções: ou aceita um novo programa com mais medidas de austeridade ou é arrastada para fora do euro.

“A elite europeia colapsou no isolamento do Governo grego”, afirmou o economista, certo de que se deu uma “mediocrização” do sistema político da Europa, onde a “normalização da elite” leva à “inexistência de qualquer discurso que se exclua da norma”.

“Uma Europa onde a política não existe deixa a Grécia sem possibilidade de negociação, assim como qualquer governo de esquerda ou qualquer política social”, rematou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório