Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Afinal, o que sabe Granadeiro sobre a PT e o BES?

Conheça as perguntas que irão ser feitas ao antigo presidente da PT SGPS, Henrique Granadeiro na próxima quinta-feira na Comissão de Inquérito.

Afinal, o que sabe Granadeiro sobre a PT e o BES?
Notícias ao Minuto

20:23 - 03/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Inquérito

Depois de Zeinal Bava ter sido ouvido chegou a hora de Henrique Granadeiro explicar à Comissão de Inquérito o que sabia sobre o investimento de 897 milhões da PT na Rioforte.

A 7 de agosto, Granadeiro demitiu-se da presidência da PT SGPS e admitiu parte da responsabilidade deste investimento ruinoso. O gestor já teria indicado que mandou o administrador financeiro, Luís Pacheco de Melo, fazer parte das aplicações. Mas quem são os outros envolvidos?

O Expresso lembra que esta semana, dia 5, Granadeiro vai explicar aos deputados o caso Espírito Santo, mas quais serão as perguntas?

- Quem ordenou, decidiu, e quando, o investimento de 897 milhões de euros que a PT fez em papel comercial da Rioforte. Granadeiro já tinha afirmado que era responsável pela aplicação de 200 milhões, mas que o restante fora aplicado pela PT Finance.

- Quando mudou a gestão da tesouraria da PT? O importante é perceber quando passou a tesouraria da PT SGPS para a PT Portugal.

- Zeinal Bava sabia? Segundo Henrique Granadeiro, Bava sabia e a Oi teve conhecimento através do presidente da operadora logo em junho de 2013.

- Conhecia os ‘tableux de bord’? Será que o gestor tinha conhecimento da exposição da PT ao BES e GES?

- A fusão serviu para pagar dívidas? A 17 de janeiro, Granadeiro dizia que a operação poderá ter sido usada para tapar o endividamento da Oi e dos seus accionistas.

- Sabia que a PT Portugal iria ser vendida? O gestor tem dito que não.

- Havia um pacto secreto entre os accionistas da PT e da Oi? Existe um e-mail que confirma que Zeinal Bava estava a par de tudo, assim como a operadora brasileira.

- Assume a responsabilidade de ter instruído o administrador Luís Pacheco de Melo para contratar a operação? É necessário perceber quem terá dado a ordem.

- Ricardo Salgado mandava a PT fazer aplicações no BES e no GES? Afinal quem mandava?

- Como é possível ter sido feita a avaliação da PT no âmbito da fusão com a Oi sem que esta aplicação fosse clara para os avaliadores? As informações são vagas.

- Porque investiu a PT em papel comercial do GES, quando se sabia já o risco? A PT não só renovou como aumentou as aplicações no grupo.

- Porquê tantos dividendos? Granadeiro pode ainda esclarecer qual o peso do BES e de Ricardo Salgado na tomada de decisões da PT.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório