Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Estes fatores podem dificultar fusão entre BCP e BPI

A empresária Isabel dos Santos propôs a criação de um banco com capital angolano, que surgiria da fusão BCP/BPI. No entanto, nota o Diário Económico, existem vários fatores que podem dificultar esse negócio.

Estes fatores podem dificultar fusão entre BCP e BPI
Notícias ao Minuto

16:09 - 03/03/15 por Notícias ao Minuto

Economia Banco

A resposta de Isabel dos Santos à Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada há duas semanas pelo Caixabank foi esta segunda-feira formalizada sob a forma de uma proposta de união do BCP ao BPI. O BCP indicou que analisará a situação, caso haja interesse do BPI.

No entanto, conta o Diário Económico, a operação pode revelar-se difícil de concretizar devido a vários fatores:

O BCP já não é completamente autónomo. A gestão do banco está hoje condicionada pelas ajudas de Estado solicitadas em 2012 e pelo plano de reestruturação aceite em Bruxelas.

A fusão entre os dois bancos, passando a existir um banco liderado por capital angolano, teria que ser aprovada pelo BCE, que assume o papel de supervisor da zona euro a partir de 4 de novembro. Poderá haver reticências a um banco com capital de um país excluído da lista de países com uma regulamentação e supervisão financeiras equivalentes na União Europeia.

Além disso, a fusão proposta por Isabel dos Santos precisa do apoio do maior acionista, La Caixa, e a OPA do CaixaBank tem como pressuposto que, após o anúncio preliminar, "não ocorreu nem ocorrerá" qualquer decisão no sentido de "dissolver, transformar, fundir ou cindir a Sociedade Visada".

O BCP precisa também da autorização formal do Ministério das Finanças, devido às ajudas do Estado que recebeu. Nesta altura, principalmente após o colapso do Grupo Espírito Santo causado, em parte, pelo buraco do BESA, as relações entre Portugal e Angola não estão no seu melhor momento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório