Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

TAP: Sérgio Monteiro critica PS e PCP por introduzirem ruído

O secretário de Estado dos Transportes criticou hoje o PS e o PCP por tentarem prejudicar a privatização da TAP, lembrando que a companhia "não tem almofada financeira para dificuldades inesperadas e, por isso, precisa urgentemente de capitalização".

TAP: Sérgio Monteiro critica PS e PCP por introduzirem ruído
Notícias ao Minuto

12:15 - 03/03/15 por Lusa

Economia Privatização

Na apresentação do plano de incentivos da ANA, o governante deixou um apelo para que o debate em torno da venda do grupo se faça "com elevação", acusando o PS de pedir constantemente estudos, quando foi o Governo socialista que decidiu vender a transportadora nacional.

"Enquanto fazemos o esforço de vender a nossa companhia de bandeira, há quem prefira pedir os estudos que eles próprios fizeram. Tipicamente de quem quer estudos e nada quer decidir", declarou Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado criticou ainda o PCP por ter pedido esclarecimentos a Bruxelas sobre a possibilidade de capitalização da companhia, esquecendo-se de questionar "as consequências" dessa operação.

"Negar esta realidade e fazer passar a ideia para os portugueses de que era possível capitalizar uma companhia e manter-se igual é um conto de crianças. Não existe essa realidade", acrescentou.

O deputado do PS Rui Paulo Figueiredo considerou na segunda-feira "uma vergonha para a democracia" a recusa do Governo em fornecer os estudos e avaliações efetuados no âmbito da reprivatização da TAP, por considerar "inoportuno" proceder à divulgação da documentação devido à sua "natureza confidencial".

"Não me parece que haja mais do que um número político que não interessa nada aos portugueses", considerou Sérgio Monteiro, adiantando que o PS deve conhecer "bem os estudos, porque inscreveu a privatização em 2009 no PEC 4 e em 2011 no memorando de entendimento [com a 'troika']".

Ainda assim, o governante defendeu que a atitude da oposição prejudica "a perceção pública que existe sobre a privatização", acusando os partidos de "correrem atrás das sondagens de opinião, que dizem que há uma maioria dos portugueses que pode não ser favorável à privatização".

O secretário de Estado realçou que "este Governo é muito competente nas privatizações", lembrando que recebeu prémios internacionais e pedidos de ajuda de outros países europeus.

Em declarações aos jornalistas, à margem da apresentação de um programa de incentivos às companhias aéreas que reforcem a operação nos aeroportos portugueses (à exceção de Lisboa), Sérgio Monteiro admitiu que o Governo aprendeu com a anterior tentativa de alienação da companhia aérea.

"Aprendemos com o que menos bom tínhamos feito na privatização anterior e nomeámos desde logo a comissão especial de acompanhamento e o Tribunal de Contas e a CMVM vão receber toda informação", acrescentou.

A comissão especial para acompanhar o processo, que deverá estar concluído no final do primeiro semestre, integra João Cantiga Esteves, José Morais Cabral e Duarte Pitta Ferraz.

[Notícia atualizada às 13h33]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório