Com fusão, BCP e BPI seriam dominados por angolanos

Isabel dos Santos anunciou a possibilidade de avançar com a fusão do BCP e BPI, como resposta à OPA lançada pelo CaixaBank à instituição liderada por Fernando Ulrich.

Notícia

© DR

Notícias Ao Minuto
03/03/2015 07:51 ‧ 03/03/2015 por Notícias Ao Minuto

Economia

Banca

Se o BCP e o BPI se fundirem, possibilidade levantada por Isabel dos Santos, os angolanos tornar-se-ão os maiores acionistas das duas instituições bancárias.

A possibilidade de fusão foi noticiada ontem pelo Expresso Diário e levou a CMVM a pedir esclarecimentos à empresária angolana, que detém a maior posição acionista no BCP (através da Sonangol) e é a segunda maior acionista do BPI (através da Santoro).

A concretizar-se a fusão, os angolanos ficariam na posição de maiores acionistas da nova instituição, com 21% do capital, de acordo com o Jornal de Negócios. Mas significaria deixar para trás a intenção de comprar o Novo Banco, que chegou a ser comentada.

Mas para que tal aconteça, é necessário que a CaixaBank o permita, já que detém 19,44% do BPI e é necessária a aprovação por 75% dos acionistas dos dois bancos. Em sentido inverso, Isabel dos Santos terá também de apoiar o fim dos limites de voto para que a OPA do banco catalão vá a bom porto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas