Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Com fusão, BCP e BPI seriam dominados por angolanos

Isabel dos Santos anunciou a possibilidade de avançar com a fusão do BCP e BPI, como resposta à OPA lançada pelo CaixaBank à instituição liderada por Fernando Ulrich.

Com fusão, BCP e BPI seriam dominados por angolanos
Notícias ao Minuto

07:51 - 03/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

Se o BCP e o BPI se fundirem, possibilidade levantada por Isabel dos Santos, os angolanos tornar-se-ão os maiores acionistas das duas instituições bancárias.

A possibilidade de fusão foi noticiada ontem pelo Expresso Diário e levou a CMVM a pedir esclarecimentos à empresária angolana, que detém a maior posição acionista no BCP (através da Sonangol) e é a segunda maior acionista do BPI (através da Santoro).

A concretizar-se a fusão, os angolanos ficariam na posição de maiores acionistas da nova instituição, com 21% do capital, de acordo com o Jornal de Negócios. Mas significaria deixar para trás a intenção de comprar o Novo Banco, que chegou a ser comentada.

Mas para que tal aconteça, é necessário que a CaixaBank o permita, já que detém 19,44% do BPI e é necessária a aprovação por 75% dos acionistas dos dois bancos. Em sentido inverso, Isabel dos Santos terá também de apoiar o fim dos limites de voto para que a OPA do banco catalão vá a bom porto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório