Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Cortes de pessoal na banca não ficam por aqui

Os quatro principais bancos perderam mais de 1.600 colaboradores em 2014. O presente ano não vai escapar a mais cortes de pessoal.

Cortes de pessoal na banca não ficam por aqui
Notícias ao Minuto

08:22 - 02/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Postos de trabalho

No decorrer do ano passado, a banca perdeu 6% da sua força de trabalho. Os quatro principais bancos portugueses (CGD, BPI, BCP e Santander Totta) ficaram com menos 1.602 trabalhadores, no seguimento de um apertado plano de redução de pessoal.

As reformas antecipadas e as rescisões amigáveis foram as principais formas encontradas pelas instituições bancárias para reduzir os efetivos, tendo em conta não só o mercado nacional como as implicações de Bruxelas. E os cortes não se ficam por aqui.

De acordo com o Jornal de Negócios, o BCP empregava, no final do ano passado, 7.768 funcionários. Em 2017, pretende estar apenas com 7.500.

Também a Caixa Geral de Depósitos enveredou pelo caminho da redução de pessoal, que pretende acelerar no presente ano, com recurso a reformas antecipadas.

Se o BPI é agora uma incógnita, devido à possibilidade de venda acentuada pelo lançamento de uma OPA por parte do CaixaBank, certo é que o Banco Espírito Santo (BES) não reduziu o número de colaboradores, em 2013, como determinavam os planos traçados por Ricardo Salgado.

Desta feita, ainda que não seja uma prioridade, a racionalização de recursos humanos no Novo Banco vai acabar por acontecer. Não se sabe é quando e em que moldes, já que o banco está para ser vendido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório