Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portugueses 'unidos' pedem contraproposta do CaixaBank

Isabel dos Santos remeteu-se ao silêncio. Grupo Violas, o maior acionista nacional, discorda do preço oferecido e estará, dá conta o Expresso, em contactos com outros acionistas lusos.

Portugueses 'unidos' pedem contraproposta do CaixaBank
Notícias ao Minuto

18:25 - 28/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia OPA/BPI

O CaixaBank aguardava uma tomada de posição formal por parte de Isabel dos Santos. A empresária angolana, detentora de 18.6% do BPI, porém, remeteu-se ao silêncio. Cansados de esperar por uma resposta, os espanhóis lançaram ainda assim a sua OPA pelo banco, mantendo-se um ponto de interrogação relativamente a posição da filha do presidente angolana.

Com este cenário, os espanhóis terão agora, dá conta o Expresso, de lutar contra outro grupo de pressão: é que a família Violas, o maior acionista português, discorda do preço oferecido pelo grupo e tem reunido apoios entre os portugueses para tentar que o CaixaBank melhore a sua oferta.

Face a estas dificuldades, no BPI vive-se em ambiente de tranquilidade, aguardando-se por uma possível revisão em alta da oferta feita pelo CaixaBank, mas também uma alteração quanto às condições pedidas pelos espanhóis para avançarem com a compra do BPI. Na prática, a equipa de gestão liderada por Fernando Ulrich quer perceber que modelo empresarial resultará caso a operação se confirme.

Escreve por fim o Expresso que o CaixaBank, ciente de todos os entraves para que a operação avance, já estará em contacto com vários acionistas, incluindo Isabel dos Santos, ainda que sem dar nota pública dos mesmos, tentando negociar com os mais reticentes as bases para o acordo desejado.

"A oferta nem o valor contabilistico paga. Não é preciso fazer grandes contas para se concluir que o preço justo é pelo menos o dobro", refere ao Expresso Egdar Ferreira, maior accionista português com uma posição de 2,5%. Segundo o semanário, a Holding Violas Ferreira, a família Jervell, Arsopi e o empresário tèxtil Alfredo Rezende de Almeida já conversaram sobre o tema e sustenam esta posição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório