Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Pesca da sardinha regressa na 2.ª feira após mais de cinco meses

A pesca da sardinha regressa a partir de segunda-feira, depois de cinco meses de pausa forçada, devido à proibição de captura por esgotamento da quota, imposta a 20 de setembro de 2014, seguida de um período de defeso biológico.

Pesca da sardinha regressa na 2.ª feira após mais de cinco meses
Notícias ao Minuto

10:45 - 28/02/15 por Lusa

Economia Pausa

A proibição foi compensada com a atribuição de subsídios aos pescadores, mestres e armadores num total aproximado de 4 milhões de euros, mas não chegaram para calar as críticas das comunidades piscatórias, que se queixaram da falta de apoios e de alternativas.

No entanto, durante o período de defeso, os pescadores ficaram impedidos de aceder a quaisquer compensações devido à legislação comunitária.

Cerca de metade das 207 embarcações licenciadas para a pesca de cerco afetadas pela suspensão temporária de pesca da sardinha continuaram a pescar, optando por outras espécies, como o carapau ou a cavala, e as restantes optaram por receber compensações.

O defeso biológico decorre entre 1 de janeiro e 28 de fevereiro para os pescadores que não aderiram à cessação temporária e entre 15 de janeiro e 15 de março para os que receberam as compensações.

Após o período de defeso, está estabelecida uma quota inicial de 4.000 toneladas entre março e maio, mas falta fixar ainda a quota total disponível para 2015.

O Governo insistiu sempre que o 'stock' da sardinha precisa de recuperar e que só haverá condições para rever os atuais limites de pesca quando surgirem provas de que está a aumentar.

Em 2014, a quota anual foi de 13.500 toneladas de sardinha.

O 'stock' (ou seja, a massa total de sardinha pescável) considerado adequado ronda as 400 a 500 mil toneladas, mas atualmente não ultrapassa as 150 mil. Em 1994, o 'stock' atingiu um valor recorde de 950 mil toneladas.

A gestão da pesca da sardinha em Portugal é feita de forma partilhada com a Comissão de Acompanhamento da Sardinha, que integra pescadores, a indústria de conservas e a administração pública.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório