Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Já há quem admita a saída da Grécia da moeda única

A separação entre Atenas e o resto da Europa é cada vez mais evidente. A reunião de hoje do Eurogrupo é decisiva para evitar a bancarrota grega.

Já há quem admita a saída da Grécia da moeda única
Notícias ao Minuto

08:34 - 20/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Zona Euro

A rejeição da proposta de Yanis Varoufakis para continuar os empréstimos à Grécia por mais seis meses tornou a pressão financeira quase insustentável.

Até ao fim do mês, o governo grego está obrigado a encontrar uma forma de financiamento para evitar a falência do Estado, um cenário cada vez mais improvável.

Antes da reunião decisiva de hoje, Eslováquia e Estónia já assumiram publicamente estarem tranquilos com uma possível saída grega da Zona Euro.

O relógio é agora o pior inimigo do governo grego. Até ao fim de março, o governo de Alexis Tsipras precisa de garantir liquidez financeira suficiente para amortizar empréstimos.

A fuga de depósitos dos bancos coloca, para já, em causa uma nova emissão de Bilhetes do Tesouro no valor de 6,7 mil milhões de euros. Mas mais preocupante ainda é o reembolso de 2,7 mil milhões de euros ao FMI, que deve ser feito até 20 de março. Poderá ser este o dia que marcará a bancarrota do estado grego.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório