Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Tem alguma caução por reclamar? Há 18 milhões de euros à espera

Milhares de consumidores ainda não reclamaram as cauções relativas aos serviços de água, luz e gás canalizado. O dinheiro depositado num fundo criado para o propósito já rendeu 1,3 milhões de euros em juros.

Tem alguma caução por reclamar? Há 18 milhões de euros à espera
Notícias ao Minuto

08:50 - 17/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia DGC

O fundo criado em 2008 com o dinheiro das cauções de serviços de água, luz e gás canalizado respeitantes a contratos celebrados antes de 1999 tem 17,96 milhões de euros que ainda não foram reclamados pelos portugueses.

De acordo com o Público, este valor está à guarda da Direção Geral do Consumidor (DGC), mais precisamente no Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, e já rendeu 1,3 milhões de euros em juros.

De 2008 para cá, foram retribuídos aos consumidores 36,9 mil euros, dos quais a maior fatia (22,9 mil) diz respeito a contratos de água. Tudo o resto está por pagar, seja por desinteresse ou desconhecimento dos clientes. A maior parte (80%) é referente a cauções na área da eletricidade.

No passado mês de janeiro, foi aprovado um diploma que prolonga o prazo de reclamação destes montantes até ao final de 2015. Sem este alargamento, a data limite teria sido o último dia de 2014. Parte das cauções não ultrapassa um euro, mas outras chegam aos 150 euros.

Este documento obriga os prestadores de serviços e autarquias a publicar a lista de consumidores ainda não ressarcidos na internet e nos espaços de atendimento público de empresas como a Galp e a EDP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório