Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Caixabank oferece 1,082 mil milhões pelo BPI

O banco catalão Caixabank anunciou hoje a intenção de adquirir a maioria do capital do BPI, do qual já detém 44,1 por cento, oferendo 1,329 euros por ação, num total de 1,082 mil milhões de euros.

Caixabank oferece 1,082 mil milhões pelo BPI
Notícias ao Minuto

07:35 - 17/02/15 por Lusa

Economia Banca

A operação foi concertada com o BPI, disse à Lusa fonte do banco espanhol, e está condicionada autorização das entidades reguladoras dos dois países e do levantamento de uma restrição sobre os direitos de voto do Caixabank no banco português.

Atualmente, o Caixabank detém 44,1 por cento do capital do BPI mas tem apenas 20 por cento dos direitos de voto, devido a normas internas do banco português.

De acordo com a mesma fonte do banco catalão, a intenção seria aumentar o capital para pelo menos 50,01 por cento, com o respetivo aumento dos direitos de voto.

O Caixabank já tinha anunciado que está interessado na aquisição do Novo Banco - através do BPI. A fonte oficial ouvida pela Lusa reiterou essa possibilidade, mas afirmou que "mesmo sem Novo Banco esta operação seria iniciada".

"Caso se avance para o Novo Banco, o BPI vai precisar de apoio materializado em capital. é normal que o Caixabank queira o controlo numa operação desta tipo", sublinhou.

O jornal espanhol El País noticiou que o CaixaBank apresentará hoje uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre 100% do capital do banco português BPI, citando fontes do mercado.

Segundo o jornal, o banco espanhol já tinha comprado cinco bancos desde 2010 (Caixa Girona, Bankpyme, Banca Cívica, Banco de Valencia e o negócio do Barclays em Espanha) e prepara-se agora para adquirir o sexto, desta vez fora de Espanha.

"A entidade presidida por Isidro Fainé, que pretende pagar em dinheiro, tornar-se-ia assim no quarto maior banco de Portugal, a controlar uma instituição com 42.600 milhões em ativos", refere o jornal espanhol.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório