Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Em Portugal não há lucros excessivos no setor farmacêutico"

O CEO da Bial, António Portela, falou ao Dinheiro Vivo sobre o atual momento da Saúde e em particular do setor farmacêutico em Portugal.

"Em Portugal não há lucros excessivos no setor farmacêutico"
Notícias ao Minuto

15:05 - 14/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia António Portela

António Portela é bisneto do fundador da Bial e desde 2011 que é o CEO desta farmacêutica com origens portuguesas. Em entrevista ao Dinheiro Vivo, o gestor falou sobre o atual momento da saúde em Portugal.

Sobre o setor farmacêutico em Portugal, António Portela não considera que tenha havido “lucros excessivos”. Na verdade, “houve uma contração fortíssima do mercado nacional, que reduziu mais de 30% nos últimos quatro ou cinco anos”, alerta o gestor de uma empresa que em 2014 faturou cerca de 200 milhões e que vai manter a aposta na investigação e inovação, que ronda os 20% da faturação anual.

“Na indústria farmacêutica, em cada dez medicamentos alcançados no mercado, só quatro é que se conseguem pagar a si próprios”, razão pela qual alerta para o que considerou cortes a mais num setor onde não vê “rendas excessivas”.

Ainda assim, e comentando os casos recentes que envolveram pacientes de Hepatite C à espera que o Governo negociasse com outra farmacêutica, Portela para a importância de haver “bom senso e equilíbrio”, sem que tal deixe de pagar “a inovação e o risco” corrido pelas farmacêuticas na investigação.

Sobre o atual momento do Serviço Nacional de Saúde, o líder da Bial acredita que Paulo Macedo assumiu o cargo de forma meritória, e num momento difícil, em que houve uma “necessidade inevitável de fazer ajustes”. Na sua perspetiva, “é inevitável que tenhamos perdido alguma qualidade”. Mas não “alinha pelo exagero”: Portugal poderia “ter ido mais longe nas reformas”, considera.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório