Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

EDP apoia projetos sociais no norte com 200 mil euros

Macedo de Cavaleiros, Murça, Alfandega da Fé, Alijó, Moncorvo, Amarante, Lafões e Parque do Tua, Mogadouro, Oliveira de Frades são zonas escolhidas para receber projetos sociais da EDP no valor de 200 mil euros, anunciou hoje a empresa.

EDP apoia projetos sociais no norte com 200 mil euros
Notícias ao Minuto

12:10 - 13/02/15 por Lusa

Economia Empresas

São mais de "10 mil beneficiários" que a EDP vai apoiar através do EDP Solidária Barragens, um programa de apoio a iniciativas sociais desenvolvidas nos concelhos abrangidos pelos novos investimentos hidroelétricos da empresa do setor energético.

"Grupos de voluntários que promovem atividades culturais para combater o isolamento, serviços para pequenas reparações domésticas, ecoturismo inclusivo, instituições de um mesmo concelho que se associam para criar sinergias nos cuidados a idosos e a portadores de deficiência" foram alguns dos projetos sociais que a EDP vai apoiar de entre as 77 candidaturas apresentadas a concurso, lê-se numa nota de imprensa da EDP.

Um dos projetos vencedores foi o "Cuidar Alfândega Sénior" e o objetivo é prestar cuidados de saúde, promovendo a humanização dos cuidados de saúde e o bem-estar dos utentes, na assistência domiciliária e serviço de ambulatório.

Em Macedo de Cavaleiros, o projeto social vencedor intitula-se "Oficina de Reparações Móvel" e trata-se de uma oficina de reparações domésticas articulada com as diferentes Juntas de Freguesia do município.

Já em Murça, o "IrisMurça" foi o projeto vencedor, que se destina a ajudar 169 pessoas com necessidades especiais (deficiência mental) dos 19 aos 65 anos num Centro de Atividades Ocupacionais, de lazer e terapêuticas.

O projeto "Click Maior", da autoria da Associação Santo Mamede de Alijó, também foi um dos ganhadores e trata-se de um centro informático que vai estar aberto à comunidade em geral e que vai focar-se na promoção do sucesso escolar ou profissional e envelhecimento ativo.

"Teatro para Todos" é o projeto vencedor de Torre de Moncorvo. Trata-se de um teatro itinerante que utiliza uma viatura transformada em palco móvel para promover a arte e a expressão cultural, recreativa e social, junto das escolas, lares de idosos, populações mais isoladas e população em geral.

Ainda no município de Torre de Moncorvo vai ser também apoiado o projeto "GIS - Gabinete de Inclusão Social", da Junta de Freguesia, que tem o objetivo de criar um espaço de sinalização e orientação para os diferentes agentes locais, promovendo uma maior eficiência e otimização dos recursos existentes.

"Crescer a Brincar Amarante" é o projeto criado pela Associação Prevenir de Amarante e visa prevenir e promover a saúde que promovem hábitos de vida saudáveis para reduzir fatores de risco junto das crianças, jovens e idosos.

"Em Rede pela Vida" é o projeto para Lafões. Trata-se da criação de uma rede intermunicipal de comunicação entre idosos e jovens, através de iniciativas nas áreas dos recursos humanos, turismo e património, cultura e do apoio às atividades de ação social.

"Experience.NATURE TUA - Valorizar para Conhecer e Conservar" para Parque Natural do Vale do Tua é um projeto de ecoturismo, onde se pretende desenvolver o potencial da escalada, através da capacitação dos agentes locais.

"5S - A Energia dos 5 Sentidos", "Abrir o LEQUE em Mogadouro"," Junta te a nós - Não Fiques Parado", "CRI´Art - Oficina de Artes Gráficas" para Macedo de Cavaleiros, "Preparar para Socorrer" em Oliveira de Frades são os restantes projetos vencedores.

A novidade desta sexta edição do EDP Solidária Barragens é que as 77 candidaturas apresentadas a concurso puderam aceder a consultores voluntários para melhor prepararem os respetivos projetos.

"No total, houve 39 alunos e dez técnicos e professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança a trabalhar com as instituições", explicou a EDP, que classificou a parceria de "inédita" e que foi pensada para "reforçar competências das instituições e garantir aos universitários uma experiência mais aproximada da realidade social"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório