Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Funcionários públicos despedidos após dois anos na mobilidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) recomenda ao Executivo português que os excedentários da Função Pública sejam despedidos depois de dois anos nesta situação. A proposta insere-se no âmbito de um relatório encomendado pelo Governo àquela entidade, para cortar 4 mil milhões de euros no Estado Social, avança o Jornal de Negócios.

Funcionários públicos despedidos após dois anos na mobilidade
Notícias ao Minuto

09:42 - 09/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Estado

Os funcionários públicos não devem gozar do estatuto de excedentário por mais de dois anos. Caso contrário, o despedimento deverá ser a solução para os trabalhadores em regime de mobilidade especial.

Pelo menos, este é um dos caminhos recomendados pelo FMI no que concerne à refundação do Estado português, isto, em virtude de um relatório que o Executivo de Pedro Passos Coelho encomendou à entidade dirigida por Christine Lagarde.

O FMI defende que o Governo “não se pode dar ao luxo” de pagar rescisões caras, considerando ainda que o Estado português ‘padece’ de "excesso" de emprego.

Como tal, a instituição admite uma redução permanente e significativa no número de funcionários públicos, até porque um corte de 10% a 20% levaria a que os cofres estatais amealhassem entre 794 milhões de euros e 2,7 mil milhões de euros. Caso a medida venha a ser implementada, em causa está a dispensa de 70 mil a 140 mil trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório