Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Manutenção do preço do petróleo pode beneficiar balança comercial

O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje que a manutenção dos preços do petróleo aos níveis atuais poderá ter um impacto positivo na balança comercial portuguesa superior a 3.000 milhões de euros.

Manutenção do preço do petróleo pode beneficiar balança comercial
Notícias ao Minuto

16:50 - 02/02/15 por Lusa

Economia Pires de Lima

"Esperamos, se se mantiverem os preços do petróleo aos níveis atuais, que o impacto positivo na balança comercial seja superior a 3.000 milhões de euros", disse hoje Pires de Lima em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho da Indústria, que teve lugar no Ministério da Economia e foi presidido pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

O ministro da Economia salientou que a queda do preço do crude "tem um impacto positivo na economia portuguesa", afirmando que "por cada 20% da redução do preço do petróleo existe a expectativa, de acordo com estudos econométricos produzidos pelos gabinetes dos ministérios das Finanças e da Economia, de um crescimento do Produto [Interno Bruto -- PIB] de 0,3% a 0,5%".

Caso os preços do petróleo se mantenham ao nível atual, isso poderá permitir à economia portuguesa "atingir ou até superar os objetivos de crescimento do produto" em 2015, admitiu.

O barril de petróleo Brent para entrega em março abriu em baixa, a cotar-se a 51,81 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 2,2% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório