Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ex-presidente da Portugália culpa sindicatos por falta de crédito

O ex-presidente da Portugália, João Ribeiro da Fonseca, defende que a TAP é uma empresa "muito difícil de gerir", devido à "força extraordinária dos sindicatos", que acusa de serem os responsáveis pelas dificuldades da companhia em obter financiamento.

Ex-presidente da Portugália culpa sindicatos por falta de crédito
Notícias ao Minuto

10:02 - 01/02/15 por Lusa

Economia TAP

"Como é que se podem assumir compromissos num mundo que não é dominado por quem os assume", questionou em entrevista à Lusa, explicando que, no caso da TAP, é a administração que vai à banca ou aos mercados negociar os empréstimos, mas são os sindicatos que mandam.

O presidente da assembleia da Associação Portuguesa de Transporte e Trabalho Aéreo (APPTA) advoga que a TAP tem falta de crédito devido às greves e sucessivas ameaças de paralisação, porque "a instabilidade é inimiga" do crédito.

Ribeiro da Fonseca considerou que "a vida da TAP foi sempre complicada", acrescentando que "a situação tem-se vindo a agravar no passado recente, por várias razões, e há hoje mais agressividade dos sindicatos".

"A TAP, por razões mais políticas do que outras, tornou-se um bastião de corporativismo ao longo dos anos, desde o 25 de Abril e hoje é a consequência disso. É uma empresa certamente muito difícil de gerir, controlada por um conjunto de vetores cuja capacidade negocial é significativa", declarou.

Para o gestor, os sindicatos adquiriram "uma força extraordinária" dentro da TAP, problema que também pode ser resolvido com a entrada de capital privado na companhia aérea nacional, o que considera imperativo para a sobrevivência da transportadora.

Em novembro, o Governo decidiu relançar o processo de privatização da TAP, suspenso em dezembro de 2012, optando pela venda direta em duas fases -- a primeira de até 66% do capital para avançar de imediato, devendo estar concluída ainda no primeiro semestre de 2015.

O relançar do processo levou os 12 sindicatos representativos dos trabalhadores a convocarem quatro dias de greve, entre o Natal e o Ano Novo.

Na véspera de Natal, nove sindicatos chegaram a um acordo com o Governo, e os restantes três, que dizem representar mais de metade dos trabalhadores sindicalizados, mantiveram o protesto, que acabou por não ter impacto na operação devido à requisição civil decretada pelo Governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório