Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Euribor negativa preocupa bancos e beneficia famílias

De acordo com o noticiado este sábado pelo Diário de Notícias, se as taxas Euribor ficarem negativas, como aconteceu com a taxa há um mês, as prestações dos créditos à habitação podem sofrer alguns efeitos, pois os bancos podem ser obrigados a fazer descontos no spread.

Euribor negativa preocupa bancos e beneficia famílias
Notícias ao Minuto

12:21 - 31/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Juros

As baixas históricas das taxas Euribor - 0,052% a três meses e 0,132% a seis – têm determinado algumas reduções nas prestações dos créditos à habitação.

De acordo com o avançado pelo Diário de Notícias, este sábado, face a taxas negativas, os bancos serão obrigados a pensar na forma como vão refletir as taxas Euribor negativas nos empréstimos dos consumidores.

Neste contexto, e para prevenir futuras situações, existe agora uma nova cláusula nos contratos, acrescentada pelo BCP: uma taxa negativa corresponde a 0%, aplicando-se apenas o spread (lucro do banco).

No entanto, para os créditos já em vigor não há solução determinada. Como sublinha a Deco, não se pode alterar contratos unilateralmente e, por isso, os bancos têm de descontar o valor negativo da Euribor na sua margem.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório