Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Governador do Banco de Inglaterra critica política de austeridade

O governador do Banco de Inglaterra (BoE) criticou a política de austeridade na zona euro, considerando, em plena crise grega, que a incapacidade dos países ricos para ajudar os mais pobres arrisca mergulhar a região numa "nova década perdida".

Governador do Banco de Inglaterra critica política de austeridade
Notícias ao Minuto

12:05 - 29/01/15 por Lusa

Economia Zona Euro

"A zona euro foi relativamente tímida para pôr em prática as políticas e criar as instituições necessárias para permitir uma prosperidade duradoura para os cidadãos. Já não é tempo de mais medidas", afirmou Mark Carney num discurso proferido na quarta-feira à noite em Dublin.

Carney apelou para que sejam construídas "instituições que permitam uma partilha de riscos, em detrimento daquelas que são apresentadas nas uniões monetárias".

Atualmente, "os progressos em matéria de reformas estruturais na zona euro permanecem desiguais. (...) Os responsáveis da Europa não preveem por agora união orçamental no âmbito da união monetária. Uma tal timidez tem um custo", advertiu.

O governador do BoE acrescentou que "a Europa precisa de um plano global e coerente para reforçar as expectativas, fomentar a confiança e escapar à crise da dívida".

As declarações de Carney surgem poucos dias depois da tomada de posse do novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, líder do partido de esquerda Syrisa, vencedor das eleições gregas de domingo, que quer adotar uma política económica contrária às dos seus predecessores, travar parte das reformas estruturais em curso nos últimos anos e renegociar a dívida.

O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, esperado a meio do dia em Atenas, recordou que não existe maioria na Europa para um perdão da dívida grega, que é superior a 175% do produto Interno Bruto (PIB).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório