Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

"Mudanças na Grécia não podem ser feitas à custa dos europeus"

O ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, advertiu hoje que a alternância política na Grécia e as mudanças decididas pelo novo governo de Alexis Tsipras "não podem ser feitas à custa" dos outros europeus.

"Mudanças na Grécia não podem ser feitas à custa dos europeus"
Notícias ao Minuto

10:06 - 29/01/15 por Lusa

Economia Alemanha

"Claro que qualquer democrata deve aceitar uma decisão democrática (do povo grego), tal como deve aceitar o direito do novo governo grego a definir uma nova direção", declarou o ministro, vice-chanceler social-democrata do executivo de Angela Merkel, perante os deputados no parlamento alemão (Bundestag).

"Mas também é verdade que os cidadãos europeus têm o direito de esperar que as mudanças na política grega não sejam feitas à sua custa", acrescentou.

"Queremos manter a Grécia na eurozona, mas também queremos que a Grécia cumpra os compromissos que assumiu", sublinhou.

Vários membros do governo alemão têm insistido nos últimos dias que o princípio da relação da UE com a Grécia tem que continuar a ser ajuda em troca de reformas e consolidação económica, recusando a possibilidade de renegociar a dívida grega.

Na quarta-feira, o novo primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que uma das prioridades do novo Governo será "a renegociação da dívida com os seus parceiros, com vista a uma solução benéfica para todos".

O programa económico do Syriza, que venceu as eleições legislativas gregas no domingo, prevê o fim das medidas de austeridade e a renegociação da dívida pública da Grécia.

A dívida grega eleva-se a mais de 315 mil milhões de euros. O Eurostat fala em 315,5 mil milhões de euros no final de setembro de 2014, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) indica 324 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório