Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Quer investir em certificados de aforro? Então, despache-se

Os certificados de aforro são um dos instrumentos utilizados pelo Estado para se financiar. Porém, são também vistos por muitos investidores como um produto financeiro com boa rentabilidade. Ainda assim, se muitas vezes é melhor aplicar aqui o seu dinheiro, saiba que as regras para estes ‘produtos’ podem mudar, em breve, e deixar de compensar tanto, dá conta o Diário Económico.

Quer investir em certificados de aforro? Então, despache-se
Notícias ao Minuto

08:09 - 27/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Investimento

Já a partir do próximo mês quem subscrever certificados de aforro ou certificados do tesouro poupança mais vai ter uma ‘penalização’ na remuneração destes produtos.

É que, segundo dá conta o Diário Económico desta terça-feira, o juro pago vai começar a ter em conta o valor da Euribor a 12 meses e também a taxa dos depósitos.

Em declarações a esta publicação, Cristina Casalinho, presidente do IGCP, não quis especificar o valor das novas taxas, mas confirma que é de aproximar os valores pagos para “valores mais próximos da Euribor e da taxa depósitos”.

“Quando as taxas foram alteradas, foi para serem alinhadas com os substitutos próximos [outros produtos financeiros]. A ideia é manter esse objetivo e de alguma forma alinhar estes dois produtos com os substitutos próximos. Quando forem alteradas, as taxas estavam bastante próximas da Euribor a doze meses e hoje em dia estão com valores bastante mais altos”, refere Casalinho.

Na prática, se está a pensar em investir neste tipo de produtos, o ideal será que o faça até ao último dia deste mês, usufruindo assim das condições ainda em vigor.

Nas subscrições de janeiro, a remuneração bruta dos certificados de aforro é de 3,069% e nos certificados do tesouro poupança mais, usufruiu de um juro crescente que vai de 2,75% a 5%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório