Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Novo terminal de cruzeiros inaugurado a partir de março

Em fase de acabamentos e colocação de equipamentos, o novo terminal de cruzeiros do Porto de Leixões, em Matosinhos, será inaugurado a partir de março, investimento global que ultrapassa os 50 milhões de euros.

Novo terminal de cruzeiros inaugurado a partir de março
Notícias ao Minuto

16:11 - 26/01/15 por Lusa

Economia Leixões

A informação foi avançada pelo presidente da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), Brogueira Dias, durante uma visita que o líder da distrital do PSD/Porto, Virgílio Macedo, fez com um grupo de deputados à estrutura portuária, incluindo ao novo terminal de cruzeiros, considerando que este é um "exemplo do bom investimento público que foi feito nos últimos anos" em Portugal.

"O terminal de cruzeiros está pronto. A parte de estrutura e a parte da execução. Estamos na fase final, de acabamentos, mesmo a terminar, e estamos a equipar o terminal com mobiliário, com algumas ferramentas e equipamentos indispensáveis. O que estamos a contar é que, a partir de março, estejam totalmente reunidas todas as condições para se poder finalmente fazer a inauguração e arrancar com o funcionamento do terminal", disse Brogueira Dias em Matosinhos, distrito do Porto.

De acordo com o presidente da APDL, em fevereiro serão feitos os testes finais, reais com navios já nas ligações com as mangas, que fazem a articulação com a entrada e saída dos passageiros.

Depois da inauguração ficará apenas a faltar a ligação direta ao concelho de Matosinhos, tendo Brogueira Dias explicado que o projeto, da parte do Porto de Leixões, já está consolidado e está a ser preparado o lançamento de um concurso público para a obra já que "é indispensável por questões de segurança e pelos códigos internacionais que a área comercial esteja separada desta área em que há um acesso público".

"Como o edifício também é partilhado pela Universidade do Porto - que vai ter cerca de 300 investigadores aqui a trabalhar em permanência - esse acesso tem que ser garantido e essa questão de segurança também tem que ser assegurada", adiantou.

São dois nós de ligação aqueles que, segundo a APDL, estarão concluídos até ao primeiro semestre de 2016: um no fim da Avenida da República e outro fim da Avenida Serpa Pinto, fazendo a articulação com o porto de pesca e com o terminal de cruzeiros.

Na opinião de Virgílio Macedo, "este novo terminal de cruzeiros - que custou cerca de 50 milhões de euros - é o exemplo de um bom investimento público que foi feito pelo Estado, numa conjuntura extremamente difícil em termos financeiros mas que o Governo soube encontrar espaço orçamental".

"É mais uma infraestrutura que irá incrementar, potenciar e solidificar os incrementos que têm existido ao nível do turismo na zona Norte do país. Estima-se que em 2018 possam passar aqui pelo Porto de Leixões mais de 120 mil passageiros", considerou o social-democrata.

O líder do PSD/Porto sublinhou ainda o facto de o projeto de ampliação do Porto de Leixões ser considerado como prioritário nas infraestruturas de elevado valor acrescentado do Governo, considerando que isto é resultado também de "um trabalho de sensibilização junto do Governo também dos deputados do distrito do Porto do PSD".

"Hoje queremos dar realce a esta enorme obra feita pelo Governo de Portugal, que irá ser inaugurada, previsivelmente daqui a um ou dois meses e que será efetivamente uma mais-valia para o turismo do Porto e do Norte do país".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório