Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Cuidado com os pacotes promocionais de luz e gás

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco, alerta os portugueses para os pacotes promocionais propostos no ato da celebração de contratos de gás e eletricidade. Segundo o Jornal de Notícias (JN), as ofertas são pouco adequadas ao perfil do cliente e por vezes surgem como obrigatórias.

Cuidado com os pacotes promocionais de luz e gás
Notícias ao Minuto

07:45 - 26/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia DECO

Depois de analisar os contratos de energia para o mercado livre, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco encontrou alguns ‘erros’ que podem ser cruciais para a fatura mensal dos consumidores.

Segundo o Jornal de Notícias (JN), a associação detetou que os pacotes promocionais e ofertas são pouco adequados ao perfil do cliente e que, por vezes, assumem-se como obrigatórios para a celebração do contrato, quando deveriam ser apenas facultativos.

Além disso, destaca a publicação, a Deco detetou ainda que as comercializadoras de energia incluíam nos contratos cláusulas que poderiam sofrer alterações súbitas sem que o cliente fosse alertado para tal. Aqui, a associação alerta para a ilusão de que são alguns dos pacotes “dois por um” oferecidos pelas empresas de energia.

Contactado pelo Dinheiro Vivo, Paulo Fonseca, da Deco, dá o exemplo da Iberdrola, empresa em que “não é possível contratar a eletricidade e o gás sem aderir a complementos”, deixando o cliente se alternativa mesmo que não queira ou não tenha possibilidade para suportar tais complementos, que surgem como ofertas.

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revela que ainda “não recebeu qualquer denúncia ou reclamação”, mas explica que “as ofertas acessórias não podem condicionar a celebração de contratos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório