Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Iniciativa do BCE vai "beneficiar mais o próximo Governo"

A iniciativa do Banco Central Europeu de comprar dívida pública e privada é para Marcelo Rebelo de Sousa “histórica” e vai beneficiar mais o próximo Governo do que o atual.

Iniciativa do BCE vai "beneficiar mais o próximo Governo"
Notícias ao Minuto

21:49 - 25/01/15 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Comentadores

Marcelo Rebelo de Sousa abordou, no seu comentário semanal no Jornal das 8 da TVI, a decisão de Mario Draghi de colocar o Banco Central Europeu a comprar a dívida pública e privada dos países da União Europeia.

Para o social-democrata esta é uma iniciativa “histórica” que vai trazer diversas vantagens, tais como “fazer baixar os juros, fazer baixar o valor do euro e criar confiança para que possa haver investimento”.

“Baixar os juros é bom para fazer arrancar a economia europeia, baixar o valor do euro é bom porque permite aos países europeus exportar a melhores preços para fora da Europa e o facto de criar confiança permite que possa haver um maior investimento”, explicou.

No entender do comentador da TVI, quem vai beneficiar com esta medida do BCE será, em Portugal, o próximo Governo, pois as consequências da compra de dívida só serão sentidas daqui a alguns meses, altura em que o país já estará em fase de campanha eleitoral devido às eleições legislativas.

“Este é um mecanismo que, a favor do atual Governo, tem de bom o facto de criar confiança nas pessoas. No entanto, o dinheiro no bolso dos portugueses vai demorar quatro a cinco meses a chegar”, explicou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório