Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Exportações de toiros de lide aumentaram quase 50%

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (Prótoiro) anunciou hoje que as exportações de toiros aumentaram 49% em 2014, face ao ano anterior, com os mercados taurinos espanhol e francês a serem os principais destinos dos animais.

Exportações de toiros de lide aumentaram quase 50%
Notícias ao Minuto

11:53 - 22/01/15 por Lusa

Economia Prótoiro

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Prótoiro indica que no ano passado foram exportados 207 animais para serem lidados em diversas praças de toiros e importados 33 bovinos de lide.

Em 2013, Portugal exportou 139 toiros e importou 53.

O mercado taurino espanhol foi o que acolheu mais toiros portugueses (189), ao passo que o francês recebeu nas suas praças de toiros 18 animais.

Quanto à temporada taurina de 2014, a Prótoiro indicou que as praças de toiros portuguesas registaram um aumento da afluência de público, num ano marcado pela realização de 250 espetáculos tauromáquicos (mais quatro do que em 2013), sendo a grande maioria (66%) corridas de toiros à portuguesa.

"Analisando a afluência de público às praças, no ano de 2014, registaram-se aproximadamente 454 mil espetadores. Face ao ano de 2013, destaca-se um aumento do número médio de espetadores por espetáculo, em particular nas corridas de touros, passando dos 2.145 espetadores em 2013 para os 2.240 espetadores em 2014", lê-se no documento.

A Federação Portuguesa de Tauromaquia apresentou ainda valores comparativos com outros tipos de atividades culturais, como o cinema e o teatro, considerando que estas áreas ficam a uma "grande distância" dos números apresentados pelas corridas de toiros.

"A título exemplificativo, o teatro tem um número médio de 126 espetadores por sessão (dados Pordata 2013), enquanto o cinema tem um número médio de 22 espetadores por sessão (dados 2013 do Instituto do Cinema e Audiovisual)", observa a Prótoiro.

Nesse sentido, a federação taurina congratulou-se pelo facto de a tauromaquia constituir uma "expressão nacional", sustentando que se registaram espetáculos na maioria dos distritos do país, com exceção do distrito de Vila Real e da Região Autónoma da Madeira.

No comunicado, a Prótoiro afirma que a cidade que acolheu mais festejos taurinos em 2014 foi Albufeira, com 22 espetáculos, seguida de Lisboa com 11 e Angra do Heroísmo (Açores) e Vila Franca de Xira com oito espetáculos.

"Em relação à percentagem média de ocupação das praças, a região norte lidera este indicador em Portugal continental com 70 por cento de média de ocupação das praças", lê-se no documento.

De acordo com a Prótoiro, os Açores registam, por sua vez, a "maior média de ocupação no país" (73%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório