Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

BES: Auditora e regulador não se entendem

A PriceWaterHouse (PwC) e Banco de Portugal não se entendem quanto à crise que levou à queda do império Espírito Santo. Segundo o Diário Económico, a auditora garante que informou o regulador e a CMVM sobre os problemas existentes no BES. Contudo, o Banco de Portugal assegura que não tem registo dessa partilha de conhecimentos.

BES: Auditora e regulador não se entendem
Notícias ao Minuto

08:09 - 20/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Polémica

A crise que levou à dissolução do Grupo Espírito Santo continua a dar que falar e a fazer correr muita tinta na imprensa portuguesa.

Hoje, dia em que o presidente da PwC é ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito à gestão do BES, o Diário Económico noticia que existem contradições entre a auditora e o Banco de Portugal relativamente às informações que terão sido alegadamente transmitidas ao regulador.

A publicação explica que a PwC levou a cabo uma auditoria ao BES em 2001. Nessa altura terão sido sinalizados alguns problemas que, segundo a empresa presidida por José Alves, foram posteriormente comunicados ao Banco de Portugal e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

No entanto, o regulador garante que os problemas que lhe foram reportados foram posteriormente resolvidos no decorrer dos meses seguintes, negando, por isso, que lhe tenha sido dado a conhecer outras questões que, treze anos depois, levaram ao colapso do GES e do BES.

Fontes da Comissão Parlamentar de Inquérito revelaram ao Diário Económico que os documentos que a PwC entregou aos deputados não referem explicitamente a auditoria realizada em 2001 ao BES, mas referem, implicitamente, que a auditora e o regulador – então liderado por Vítor Constâncio – trocavam informações sobre o tema.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório