Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Vai ficar na memória o dia em que introduzimos o quociente familiar"

O presidente do CDS criticou na sexta-feira à noite o "desprezo" da oposição quanto à importância da descida da taxa de juros da dívida portuguesa e ao valor "histórico" da introdução do quociente familiar no sistema fiscal nacional.

"Vai ficar na memória o dia em que introduzimos o quociente familiar"
Notícias ao Minuto

06:00 - 17/01/15 por Lusa

Economia Paulo Portas

Foram esses os destaques da intervenção de Paulo Portas em Vale de Cambra, num jantar comemorativo dos 40 anos do partido e do primeiro ano de mandato autárquico do CDS local.

"Não deixa de me impressionar este ponto: Portugal foi capaz, na última semana, de se financiar a 30 anos a um preço muito razoável, mas algumas pessoas desprezaram esse facto", afirmou o líder popular.

"É curioso. Há três anos e meio a troika não nos emprestava dinheiro nem a três semanas; agora que o conseguimos a 30 anos, as pessoas que provocaram o problema negam a importância de todos, como um povo, o termos conseguido superar", realça.

No mesmo sentido, Paulo Portas recordou que a taxa de juros a 10 anos chegou a situar-se nos 15% e está hoje nos "2,5 ou 2,6 %", o que representa "um grande caminho percorrido e a capacidade de o país se financiar".

Para o também vice-primeiro-ministro de Portugal, outro facto criticável no PS foi a sua posição contra a introdução do quociente familiar no sistema fiscal nacional.

"Um dia que vai ficar na memória do futuro é aquele em que passámos a ter em Portugal o chamado quociente familiar - ou seja, em que o IRS a pagar por uma família conta com o número de filhos que há em cada agregado e com o número de ascendentes que essa família tem a cargo", explica.

"[Essa mudança] Não prejudica nenhuma família sem filhos, é especialmente significativa no 1.º, 2.º e 3.º escalões do IRS - onde está o grosso da sociedade portuguesa - e as famílias monoparentais também não são prejudicadas - até têm a sua situação fiscal majorada em termos de benefícios", observa.

Paulo Portas nota que essa medida "ajuda 1,8 milhões de contribuintes que têm filhos e mais despesas", realça que nos países onde foi instituída "veio para ficar" e considera por isso "estranho" o facto de que "o PS foi o único partido a votar contra o quociente familiar, só para ser do contra".

Insistindo que 2014 foi um ano de crescimento e que essa tendência deverá prolongar-se em 2015, "salvo circunstâncias internacionais de que ninguém está livre", o líder do CDS-PP remata que o quociente familiar terá a devida influência ao nível da economia.

"O sistema fiscal é muito importante na decisão dos investidores porque, se for muito alto, eles dizem: 'Ok, Portugal é um país bonito, mas vou investir noutro onde os impostos sejam mais baixos", explica. "Ora a nossa função não é contribuir para a riqueza dos outros; se nós não atrairmos investimento para cá, alguém o vai atrair para o seu próprio país", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório