Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Desempregados substituem funcionários da Segurança Social

No Instituto da Segurança Social trabalham 388 desempregados, abrangidos por contratos emprego-inserção. Oposição e sindicatos entendem que estão a substituir os funcionários daquele organismo público, que estão a ser dispensados, conta o Jornal de Negócios.

Desempregados substituem funcionários da Segurança Social
Notícias ao Minuto

12:26 - 14/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Emprego

Agostinho Branquinho disse, esta terça-feira, no Parlamento, que estão integrados no Instituto da Segurança Social (SS) 388 desempregados, que exercem funções encaradas como “trabalho socialmente necessário” ao abrigo de contratos emprego-inserção.

O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social respondia ao pedido de esclarecimento da oposição, sindicatos e Provedor da Justiça, que entendem que estes trabalhadores estão a exercer funções que seriam responsabilidade dos mais de 600 funcionários que o Governo quer dispensar.

Ainda que o governante frise que não há mais pessoas envolvidas neste tipo de programas do que em 2009, as críticas repetem-se, tendo em conta que o número de trabalhadores na SS caiu 26% entre 2010 e 2014.

Os desempregados enquadrados neste tipo de contratos recebem, pelo exercício das funções, uma bolsa de 419,22 euros caso recebam Rendimento Social de Inserção (RSI), a que se juntam despesas de transporte, subsídio de alimentação e seguro. Saliente-se que, 80% a 90% deste valor é pago pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O mesmo acontece com os desempregados com subsídio de desemprego. Neste caso, o valor da bolsa desce para os 84 euros e a comparticipação para os 50%.

No âmbito do processo de dispensa de trabalhadores, 151 postos de trabalho já foram extintos e 485 assistentes operacionais estão nas listas para a requalificação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório