Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal disponível para apoiar Angola a diversificar economia além do petróleo

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, transmitiu hoje ao Governo angolano a disponibilidade de Portugal, através das empresas nacionais, para apoiar a diversificação da economia de Angola, ainda sustentada no petróleo.

Portugal disponível para apoiar Angola a diversificar economia além do petróleo
Notícias ao Minuto

19:42 - 12/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Governo

A posição foi assumida pelo governante português durante uma reunião de trabalho com o ministro da Economia de Angola, Abraão Gourgel, no âmbito da visita oficial de dois dias que Rui Machete está a fazer a Luanda.

"Convimos que há muitas oportunidades para que as duas economias se interlacem ainda mais", afirmou Rui Machete, aludindo ao projecto angolano, em curso, de diversificar a economia nacional além do petróleo.

O crude concentra as exportações angolanas e em 2013 garantiu 76% das receitas fiscais do país.

Rui Machete assumiu o interesse de empresas portuguesas que se pretendem internacionalizar para Angola, apoiando a diversificação da economia nacional, existindo a motivação recíproca, para a instalação de empresas angolanas em Portugal.

Ainda na componente empresarial, o ministro português anunciou hoje, em conjunto com o homólogo angolano, Georges Chikoti, a criação de um observatório comum aos dois países, bem como um fórum de empresas bilateral, a realizar em Luanda até abril.

Também foi anunciado que os dois países estão a estudar mecanismos para facilitar a emissão recíproca de vistos em passaportes para empresários.

Segundo dados do Governo português, mais de 8.800 empresas nacionais trabalham para o mercado angolano e as trocas comerciais entre os dois países atingiram em 2013 um valor máximo de 7.500 milhões de euros.

Neste primeiro de dois dias de visita a Angola, em que o ministro português foi também recebido pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, Rui Machete reuniu-se ainda com o ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento.

Da reunião saiu o acordo para a realização, este ano, de um encontro de reitores dos dois países e a possibilidade de o Estado português oferecer bolsas de estudo, em universidades nacionais, a estudantes angolanos.

Na agenda do ministro Rui Machete em Luanda constam ainda visitas a empresas portuguesas estabelecidas na capital angolana e encontros com a comunidade portuguesa, na terça-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório