Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

São mais as empresas que abrem do que as que encerram

Depois de um período negro da economia portuguesa, há sinais de (alguma) bonança. De acordo com o Expresso, com base num barómetro anual realizado pela Informa D&B, em solo nacional já são mais as empresas a abrir portas do que a encerrar. Em termos de rácio, a economia portuguesa superou já níveis anteriores a 2007.

São mais as empresas que abrem do que as que encerram
Notícias ao Minuto

13:00 - 10/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Pós-troika

A troika saiu do país há meses. O resgate financeiro português terminou com uma saída limpa. A economia portuguesa parece já querer dar mostras de um novo dinamismo.

Segundo o relatório anual da Informa D&B, em 2014, foram mais as empresas que abriram portas do que as que fecharam. A tendência não é nova, tendo já começado em 2013, mas parece ter sedimentado.

No ano que agora findou, o número de encerramento de empresas em Portugal decresceu 13,2% face a 2013, fechando o ano com 14 mil ‘bater de portas’, o valor mais baixo desde 2007.

No lado oposto do prisma, o nascimento de novas iniciativas empresariais recuperou níveis de 2008, tendo sido ultrapassada a marca das 35,5 mil novas empresas.

Feitas as contas, no rácio entre nascimentos e encerramento, Portugal fechou o ano com 2,5 novas empresas por cada empresa encerrada, também o valor anual mais elevado desde há oito anos.

“É um sinal positivo e poderá indiciar alguma adaptação e renovação do tecido empresarial nacional”, destaca Teresa Cardoso Menezes, diretora-geral da Informa D&B, ao Expresso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório