Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 17º

Gaspar 'salva' quem tem empregada doméstica

O Ministério das Finanças publicou uma portaria que estabelece que quem tem empregada doméstica fica dispensada de apresentar mensalmente uma declaração ao Fisco, com a indicação das quantias pagas e dos descontos para a Segurança Social. Isto apesar de o Orçamento para 2013 estabelecer, à partida, que todas as pessoas que paguem rendimentos do trabalho dependente passariam a estar obrigadas a apresentar mensalmente a declaração ao Fisco.

Gaspar 'salva' quem tem empregada doméstica
Notícias ao Minuto

09:21 - 03/01/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Finanças

O ministério de Vítor Gaspar dispensou as pessoas que têm empregadas domésticas de declarar mensalmente os pagamentos e descontos ao Fisco, contra o que estava estabelecido no Orçamento do Estado para 2013, escreve hoje o Jornal de Negócios.

De acordo com o jornal, o Ministério das Finanças publicou na sexta-feira uma portaria que determina que quem tem empregada doméstica fica dispensado de apresentar mensalmente uma declaração ao Fisco com a indicação das quantias pagas e dos descontos para a Segurança Social, podendo continuar a fazê-lo através da declaração do Modelo 10 tal como até agora.

Contudo, o Orçamento do Estado para 2013 tinha estabelecido que todas as pessoas que paguem rendimentos do trabalho dependente passariam a estar obrigadas a enviar mensalmente à Autoridade Tributária “uma declaração modelo oficial” relativa aos rendimentos pagos e respectivos descontos para a Segurança Social. Um cenário que iria abranger todos os pagamentos, incluindo os salários das empregadas domésticas.

Mas a portaria que o ministro Vítor Gaspar assina e que foi publicada em Diário da República na sexta-feira antecipa-se à publicação do Orçamento, do qual vinha regulamentar uma norma. De acordo com o Jornal de Negócios trata-se de um procedimento invulgar em que as próprias Finanças reconheceram que tinha havido um erro. Conclusão? A portaria vai voltar a ser publicada mas o conteúdo final deverá manter-se.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório