Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Devedores à Segurança Social arriscam prisão

As dívidas à Segurança Social que sejam superiores a 3.500 euros passaram a ser consideras fraude e, como tal, podem resultar numa pena de prisão até três anos, ou numa multa até 180 mil euros, avança a edição desta quinta-feira do jornal i. Os trabalhadores independentes serão os mais penalizados com esta medida do Estado.

Devedores à Segurança Social arriscam prisão
Notícias ao Minuto

08:48 - 03/01/13 por Notícias ao Minuto

Economia Fraude

As pessoas singulares que devam à Segurança Social montantes superiores a 3.500 euros habilitam-se, a partir de agora, a incorrerem num crime de fraude, que dá direito a uma pena de prisão até três anos, ou a uma multa até 180 mil euros. No caso de sujeitos colectivos, ou seja, das empresas, o tecto fixado para que a dívida seja considerada fraude é de 3,6 milhões de euros.

Com isto o Estado pretende evitar que as empresas escapem às prestações devidas, porém, a medida prevista no Orçamento do Estado para 2013, embora não tenha efeitos retroactivos, acabará por penalizar essencialmente os trabalhadores independentes, sobretudo aqueles que são conhecidos por falsos recibos verdes.

Refira-se que, somada, a dívida dos trabalhadores independentes à Segurança Social perfaz um total de 474 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório