Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ex-administrador acusa BdP de confiscar depósitos de pessoas

O ex-administrador executivo do BES, Rui Silveira, acusou hoje o Banco de Portugal (BdP) de ter confiscado depósitos de familiares dos gestores do banco, no âmbito da sua intervenção na instituição, em desrespeito pelos direitos constitucionais.

Ex-administrador acusa BdP de confiscar depósitos de pessoas
Notícias ao Minuto

17:36 - 22/12/14 por Lusa

Economia Inquérito BES

"O BdP não se coibiu de, no completo desrespeito por elementares direitos, liberdades e garantias individuais constitucionalmente consagrados, "confiscar" depósitos em numerário de terceiros, em função do grau de parentesco, afinidade, ascendência ou descendência relativamente a ex-membros dos órgãos sociais do BES", afirmou o responsável no parlamento.

Segundo Rui Silveira, tal atitude compreende uma "responsabilização, sancionatória por atos que não praticaram e com base na dupla presunção de que agiram por conta daqueles que, por seu turno, supostamente terão praticado atos lesivos de interesses do banco, o que, diga-se em abono da verdade, nem aquando das nacionalizações operadas em 1975, alguém se lembrou de decretar".

Estas declarações surgiram logo na longa intervenção inicial do ex-administrador do Banco Espírito Santo (BES) na sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao caso BES/Grupo Espírito Santo (GES).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório