Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Salgado pediu 'rating' para a ESI no verão de 2012"

O antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, solicitou ao departamento de risco a atribuição de um 'rating' para a Espírito Santo International (ESI) em meados de 2012, revelou hoje Joaquim Goes, ex-administrador do banco.

"Salgado pediu 'rating' para a ESI no verão de 2012"
Notícias ao Minuto

12:43 - 22/12/14 por Lusa

Economia Joaquim Goes

"Em meados de 2012 (junho ou julho) o dr. Ricardo Salgado pediu diretamente ao dr. Carlos Calvário, responsável do departamento de risco, um 'rating' para a ESI. Como o BES não tinha exposição à ESI, tal não era necessário", afirmou Goes durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao caso Banco Espírito Santo (BES)/Grupo Espírito Santo (GES).

Joaquim Goes sublinhou que Ricardo Salgado era o presidente do BES, do Espírito Santo Financial Group (ESFG) e administrador da ESI, 'holding' de topo do GES.

Segundo o ex-administrador executivo do BES, o 'rating' da ESI foi feito com base nas contas de 2011.

"Foi envolvida a KPMG para perceber como é que o cálculo desse 'rating' foi feito. A KPMG emitiu uma carta considerando que a metodologia do departamento de risco global foi aplicada em linha com o que era feito para outras 'holdings' financeiras", realçou.

Alguns meses depois, foi solicitado pela ESAF (gestora de ativos do grupo Banco Espírito Santo) se havia 'rating' da ESI e de outras 'holdings' do GES.

"A ESAF decidiu de forma autónoma lançar o fundo ES Liquidez. E o 'rating' da ESI relativo às contas de 2011 foi levado em conta", afirmou Joaquim Goes, assegurando que "quando foi lançado o papel comercial da ESI não foi solicitado qualquer parecer do departamento de risco global", no qual era um dos responsáveis ao nível da comissão executiva do BES.

"Com a informação conhecida sobre as contas de 2012, se o 'rating' tivesse sido atualizado, aquilo que era a tendência desse 'rating' não seria substancialmente diferente do 'rating' com base nas contas de 2011. Quanto muito teria baixado um grau", garantiu, realçando que a ESI tinha "capitais próprios de 855 milhões de euros em 2012".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório