Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

FMI congela ajuda a Chipre por Parlamento ter suspendido lei

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje o congelamento da próxima tranche, de 86 milhões de euros, de ajuda a Chipre, depois do Parlamento cipriota ter suspendido uma lei exigida pelos credores do resgate ao país.

FMI congela ajuda a Chipre por Parlamento ter suspendido lei
Notícias ao Minuto

13:00 - 19/12/14 por Lusa

Economia Troika

No comunicado, o FMI considera que depois da suspensão da lei de execuções hipotecárias pelo Parlamento cipriota na quinta-feira, "os requisitos críticos para a conclusão da quinta avaliação já não se cumprem".

A nova lei de execuções hipotecárias, com o objetivo de acelerar os procedimentos para que os bancos possam recuperar os seus empréstimos, deveria entrar em vigor a 1 de janeiro, mas foi adiada para 31 de janeiro.

O ministro da Economia cipriota, Jaris Yeorgiadis, considerou a decisão do Parlamento um ato "desnecessário e injustificado" e afirmou que prejudica "de forma importante a credibilidade do país".

A 6 de setembro, os deputados de Chipre chumbaram a polémica lei, provocando a paralisação pela 'troika' da quinta avaliação do programa de resgate.

Contudo, o Supremo Tribunal declarou inconstitucional a decisão dos deputados, reabrindo de novo caminho para a aprovação da lei de execuções hipotecárias.

Esta decisão facilitou o regresso dos credores e a transferência de uma nova tranche de 350 milhões de euros, que foi aprovada pelo Eurogrupo em novembro.

A 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) prevê regressar em janeiro a Chipre para a sexta avaliação do programa de resgate.

"Esperamos com interesse continuar a cooperação e chegaremos a um acordo com as autoridades (locais) sobre os próximos passos neste período", sublinhou o FMI.

Em março de 2013 Chipre chegou a um acordo com os credores em troca de um resgate financeiro de 10.000 milhões de euros, apesar de ter sido forçado a instaurar restrições a levantamentos de fundos para evitar a fuga de capitais e adotar uma importante reestruturação do setor bancário.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório