Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Requisição Civil na TAP. O que ainda pode acontecer?

O Governo decretou ontem, quinta-feira, em Conselho de Ministros, a requisição civil na TAP para travar quatro dias de greve anunciados para o período do Ano Novo. Esta sexta-feira, o Jornal de Negócios traça um cenário sobre tudo o que ainda pode acontecer.

Requisição Civil na TAP. O que ainda pode acontecer?
Notícias ao Minuto

07:36 - 19/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Transportadoras

Foi ontem decretada a requisição civil na TAP para evitar quatro dias de greve no Ano Novo, designadamente nos dias 27, 28, 29 e 30. Hoje, o Jornal de Negócios dá conta de tudo o que ainda pode acontecer até lá, nomeadamente a interposição de uma ação em tribunal, mas também o cancelamento do protesto dos trabalhadores.

Aqui, esquematizamos todos os cenários possíveis na TAP:

1 – Serviços mínimos

Mesmo após a decisão do Governo, que voltou a utilizar a requisição civil para evitar os prejuízos de uma greve, algo que já não acontecia desde 1997, o Conselho Económico Social mantém ainda a reunião que tinha agendada e que acontecerá às 12h00 da próxima segunda-feira, 22 de dezembro.

2 – Contestação

A plataforma de sindicatos dos trabalhadores da TAP ainda não reagiu à tomada de posição do Governo. No entanto, explica o Jornal de Negócios que os trabalhadores podem, numa primeira fase, entrar com uma providência cautelar para tentar travar a requisição civil. No entanto, há dois fatores contra os trabalhadores: a morosidade da justiça e o facto de decisões anteriores serem contrárias às pretensões destes.

3 – Cancelamento da Greve

Há ainda a hipótese de os trabalhadores optarem por desconvocar a greve. Esta medida faria com que os sindicatos e o Governo se voltassem a sentar à mesa de negociações. O Executivo mostrou abertura.

4 – Adiamento da Greve

Outra das posições que pode vir a ser tomada é a da alteração da greve para outra data. Os trabalhadores queriam parar, em protesto, nos dias 27, 28, 29 e 30 de dezembro, mas os sindicatos poderão mover a paralisação dos serviços para outra data.

5 – Caso a requisição civil avance

Os trabalhadores podem manter a sua posição e forçar a aplicação da medida imposta pelo Governo. Neste cenário, uma vez que é preciso garantir 100% dos voos previstos com apenas 70% dos trabalhadores, os funcionários da transportadora podem optar por apresentar baixa médica ou avançar para greve de zelo.

6 – Avançar para a reabertura de vendas

Mesmo mantendo a greve, a companhia pode optar por disponibilizar novos voos para os seus utentes, aproveitando para minorar o impacto de uma paralisação numa das datas de maior afluência aos aeroportos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório