Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Investigadas adjudicações a empresa de amigo de Sócrates

O Ministério Público está a investigar um total de 159 contratos públicos que foram realizados pelo Grupo Lena e pela empresa Proengel, cujo dono é Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates que está também em prisão preventiva no âmbito da Operação Marquês que investiga crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal e corrupção, avança o Diário Económico.

Investigadas adjudicações a empresa de amigo de Sócrates
Notícias ao Minuto

12:11 - 18/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Contrato

O Diário Económico sabe que o Grupo Lena e a empresa de Carlos Santos Silva – Proengel – estão a ser investigados pelo Ministério Público. Em causa, um total de 159 contratos públicos realizados entre estas empresas e várias entidades públicas.

Na mira da Justiça está a adjudicação de 159 obras e projetos a estas empresas cujo valor ronda os 25,3 milhões de euros.

Ao que o Diário Económico apurou, o Ministério Público suspeita que tenha havido favorecimentos na adjudicação destes projetos, bem como uma relação ‘especial’ entre estes empresários e determinados autarcas.

A Proengel, cujo dono é Carlos Santos Silva –amigo de José Sócrates que está também em prisão preventiva – teve a seu cargo a realização de 44 contratos adjudicados por autarquias, cujo valor ascendeu aos dois milhões de euros.

Já ao Grupo Lena foram adjudicados 192 contratos, dos quais 115 foram realizados com municípios. O valor destes negócios rendeu ao grupo 23,3 milhões, sendo que 18 milhões entraram nos cofres da Lena Engenharia e Construções.

O Diário Económico revela ainda que esta empresa teve a seu cargo outros 36 contratos realizados com entidades públicas que, em seis anos e meio, renderam 195 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório