Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Educação pode vir a valer mais do que vinho e cortiça

Um estudo recente, realizado na América do Norte, conclui que o sector da Educação pode produzir mais riqueza para o país do que indústrias tradicionais como a do vinho e da cortiça, dá conta o Jornal de Notícias deste domingo.

Educação pode vir a valer mais do que vinho e cortiça
Notícias ao Minuto

08:45 - 14/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Formar alunos de outros países poderá ser um modelo de negócio a explorar no futuro. Segundo dá conta o Jornal de Notícias, citando um estudo americano, o setor da educação pode valer 1,4 mil milhões de euros. Ou seja, os alunos estrangeiros podem valer mais que as exportações de vinho e cortiça.

A conclusão é da consultora McKinsey, esperando os responsáveis desta empresa que, em 2020, o país tenha conseguido com a formação académica faturar o dobro do conseguido com vendas de setores tradicionais.

Ouvidos pelo JN, reitores portugueses acreditam que pode haver algum exagero nos números, contudo dizem que esta é uma área com “enorme potencial”.

Na Universidade de Coimbra, desde março, com a introdução do Estatuto do Aluno Internacional, o número de estrangeiros a estudar na instituição aumentou. “Há 150 alunos estrangeiros que vão valer à instituição um milhão de euros por ano”, explica João Gabriel Silva, reitor da universidade.

Com esta alteração no estatuto dos alunos, todos os estudantes não pertencentes à União Europeia passam a pagar seis ou sete mil euros de propinas anuais. “Com o montante conseguido através do Estatuto, a nossa expetativa é conseguirmos estabilizar as contas e compensar o corte orçamental, que será de 1,5% em 2015”, explica João Gabriel ao mesmo jornal.

Esta opinião sobre o potencial do setor é partilhada por António Cunha, presidente do Conselho de Reitores e reitor da Universidade do Minho. “Portugal tem aqui uma oportunidade, mas é preciso fazer pelo reconhecimento das nossas universidades junto da opinião pública”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório