Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quatro centenas de novos postos de trabalho garantidos em Viseu

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, anunciou hoje que estão garantidos 400 novos postos de trabalho no concelho, resultantes de projetos de investimento já assumidos e da instalação e expansão de unidades de comércio e serviços.

Quatro centenas de novos postos de trabalho garantidos em Viseu
Notícias ao Minuto

13:13 - 11/12/14 por Lusa

Economia Câmara Municipal

Ao intervir hoje de manhã no primeiro encontro do programa "Viseu Investe", Almeida Henriques disse que o concelho "quer entrar, definitivamente, no mapa económico do país e na rota de atração de investimento".

Na sua opinião, Viseu está no bom caminho ao assumir "uma atitude amiga do investimento", como prova o número de postos de trabalho previstos, a concretizar num período que não especificou.

Este número já integra "os 120 postos de trabalho, grande parte dos quais qualificados, que deverão ser criados no novo hospital privado de Viseu" (um projeto que será apresentado na sexta-feira) e os 100 esperados após a remodelação da Casa de Saúde.

"Mas contam-se também os mais de 120 postos cuja criação está garantida por projetos de instalação ou expansão comercial em Viseu", acrescentou.

Almeida Henriques aludiu à expansão do parque industrial do Mundão, que permitirá a expansão da empresa Habidecor, e também à expansão do parque industrial de Coimbrões, que está em fase de projeto.

Segundo o autarca, "a política de estímulo ao investimento económico passa também pelo centro histórico e pelo desígnio da sua revitalização".

"Nos últimos 12 meses assistimos a uma recuperação do urbanismo comercial. Abriram 20 novas lojas no coração antigo da cidade, um número surpreendente mesmo para mim", acrescentou.

O antigo secretário de Estado da Economia fez votos para que, no ano que se avizinha e nos seguintes, "o clima económico nacional e europeu seja favorável" e que "os fundos do Portugal 2020 não tardem para dar fôlego às dinâmicas" que pretende criar em Viseu.

"Estamos preparadíssimos para começar a apresentar as candidaturas nos diversos domínios", assegurou, lembrando que "o atraso já é algum".

Almeida Henriques referiu que, apesar de Viseu não ter "uma especialização económica centrada num setor único como outras cidades têm", é "um ecossistema com um elevado padrão de qualidade de vida e um 'mix' de competências diversificado".

"Viseu tem um potencial económico por concretizar e um caminho de afirmação a fazer, mas tem, em contrapartida, um excelente ponto de partida", sublinhou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório