Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Portugueses sem dinheiro para extras ou emergências

É uma realidade europeia, mas que ganha destaque em Portugal, principalmente entre os mais jovens. Segundo um estudo da Intrum Justitia, citado pelo Diário Económico, 70% dos cidadãos nacionais confessa que não consegue fazer gastos extra.

Portugueses sem dinheiro para extras ou emergências
Notícias ao Minuto

11:20 - 11/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Estudo

Receber o ordenado, pagar as despesas, alimentação e transporte e pouco, ou nada, mais. Esta é a realidade da grande maioria dos portugueses e algo que se verifica também noutros países da Europa.

O estudo ‘European Consumer Payment’, da Intrum Justitia, revela que 70% dos portugueses assume que não consegue fazer gastos extra, o que os deixa numa situação complicada na presença de eventuais emergências.

De acordo com o Diário Económico, a situação é ainda mais grave para os cerca de 40% dos portugueses que ou não lhes sobra dinheiro ao final do mês ou confessam ter dificuldade em gerir as despesas mensais.

Os jovens adultos (25-34 anos) são os que apresentam o orçamento mais apertado, sendo que 85% dos inquiridos revelou que, raramente, tem margem para gastos mensais extra.

As dificuldades financeiras são também acentuadas a partir dos 50 anos, com 73% dos inquiridos a sentir dificuldades financeiras para fazer frente às despesas.

Entre as principais causas apontadas pelos portugueses está a falta de disciplina financeira por parte do Estado, o desemprego e os cortes salariais.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório