Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Carta enviada por Salgado em março chegou a Passos Coelho

Ricardo Salgado afirmou esta terça-feira, durante a Comissão de Inquérito Parlamentar, que Pedro Passos Coelho teve conhecimento de uma carta enviada por ele ao governador do Banco de Portugal (BdP), assim como à ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, conta o Diário Económico.

Carta enviada por Salgado em março chegou a Passos Coelho
Notícias ao Minuto

20:00 - 09/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Inquérito BES

Ricardo Salgado, líder histórico do Banco Espírito Santo (BES), enviou, em março, uma carta ao governador do Banco de Portugal (BdP) onde defendia a necessidade de uma transição ordenada na liderança e no modelo de governance do banco.

De acordo com o Diário Económico, Pedro Passos Coelho teve conhecimento dessa missiva mas devolveu-a, segundo explicou Salgado.

“Em conversas tidas com o senhor governador, foi manifestado o desejo do Banco de Portugal de que a mudança de governance no banco, com a saída da família de funções executivos, saísse ainda antes do aumento de capital, o que considerei imprudente e mesmo de risco elevado”, explicou o antigo presidente do BES, durante a Comissão de Inquérito Parlamentar, esta terça-feira.

“Em 31 de Março, enderecei uma carta ao senhor governador do Banco de Portugal, apontando pela terceira vez para o risco sistémico (…). Nessa carta, reafirmei textualmente o seguinte, cito: Estou inteiramente disponível para encontrar uma solução construtiva de governance. Não serei eu, por qualquer desejo pessoal, que dificultarei essa missão. Tal carta é revelada também ao senhor Presidente da República e ao Governo, na pessoa do primeiro-ministro - que a devolveu -, assim como à senhora ministra das Finanças”, sublinhou Ricardo Salgado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório