Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Salgado garante: "Ninguém se apropriou de um tostão"

O líder histórico do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, garantiu hoje que nem os administradores, nem a família, nem os quadros diretivos se apropriaram de dinheiro da instituição, ao contrário das suspeitas que têm sido levantadas.

Salgado garante: "Ninguém se apropriou de um tostão"
Notícias ao Minuto

12:35 - 09/12/14 por Lusa

Economia BES

Questionado sobre o alegado esquema de compra de obrigações através da Eurofin, e do 'desaparecimento' de mais de 700 milhões de euros de mais-valias realizadas com o mesmo, já na última fase da antiga equipa de gestão do BES, Salgado afastou qualquer tipo de atos ilegais de gestão.

"Os ganhos que o intermediário fez foram reinvestidos em dívida do grupo que estava nas mãos de clientes que não estavam protegidos pela provisão dos 700 milhões de euros. Eram clientes na sua maioria do exterior e o objetivo foi retirar-lhes esse risco", afirmou Salgado na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES.

"O objetivo foi dar a proteção máxima dos clientes [internacionais]. A provisão de 700 milhões de euros foi aplicada ao papel comercial vendida no retalho em Portugal", garantiu.

"Foi essa operação que foi realizada. Foi com esse objetivo e ninguém se apropriou de um tostão. Nem na administração, nem na família nem nos quadros diretivos", assegurou.

E reforçou: "Eu não tenho conhecimento de capitais que tenham saído do banco para terceiros".

Assim, segundo Salgado, "os reembolsos feitos foram para os clientes que tinham dívida do grupo [Grupo Espírito Santo] num banco internacional. Se esses clientes não tivessem sido reembolsados dessa dívida, ela teria ficado nas suas mãos".

Ora, de acordo com o responsável, estes "eram clientes de retalho, também, e poderiam ter o direito de exigir o mesmo tratamento que os clientes de retalho do banco [em Portugal] tiveram com a proteção da provisão dos 700 milhões de euros".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório