Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Internet está a mudar a forma como vamos às compras

Portugal está ainda longe dos números europeus, mas está, aos poucos, a aderir à moda de fazer compras online. O telemóvel, embora seja uma das formas mais utilizadas para consultar preços e produtos, é o menos usado para realizar a compra, noticia o Público.

Internet está a mudar a forma como vamos às compras
Notícias ao Minuto

08:13 - 07/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Consumo

Segundo o Público, fazer compras online é ainda uma prática relativamente rara em Portugal, com apenas um em cada quatro pessoas com acesso à internet a fazê-lo. No ano passado, esta era uma prática de 25% da população, embora a média da União Europeia seja de 47%.

São as pessoas entre os 24 e os 35 anos que mais têm este hábito e são sobretudo do sexo masculino. Nas compras online veem várias vantagens: existem promoções que se realizam apenas na internet, podem comparar preços mais facilmente e podem fazer compras sem sair de casa.

O telemóvel, embora seja cada vez utilizado para aceder à internet, representa apenas uma pequena fatia total do consumo, o que pode ser explicado pela ausência de um teclado físico e o ecrã pequeno. Refere o Publico que apenas 8% do total de compras realizadas online são feitas através do telemóvel. Esta percentagem inclui a compra de músicas e aplicações.

Posto isto, conclui-se que o telemóvel é sobretudo útil para poder consultar produtos antes de se deslocar a loja ou, estando num supermercado, poder comparar os preços dos produtos com os de outras lojas. Este vai muito às compras, refere o Público, mas na hora de pagar não é o meio eleito para concretizar a compra.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório