Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Simplifique: peça e guarde "papelinhos" das faturas

Pedir fatura com o número de contribuinte é a forma mais simples de ir registando as despesas que quer deduzir. A ideia de guardar os ‘papelinhos’ das faturas começa a parecer antiquada mas, ainda assim, é um bom método para garantir que do outro lado também se cumprem os deveres fiscais.

Simplifique: peça e guarde "papelinhos" das faturas
Notícias ao Minuto

07:55 - 05/12/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

Sejam despesas da casa, saúde ou até de compras, para poder deduzir no IRS contam as faturas que pediu com número de contribuinte. O objetivo é simplificar o processo. E desta forma garante mais facilmente que do outro lado – o lado de quem lhe prestou ou vendeu os serviços – também se cumprem as obrigações perante o Fisco.

Como salienta a edição desta sexta-feira do Diário Económico, o objetivo de pedir logo faturas com o número de contribuinte passa por ajudar a que não seja necessário guardar e amontoar um pequeno molho de papéis na altura de entregar a declaração de IRS.

Ainda assim, caso tenha disponibilidade e prefira organizar-se, convém não esquecer que guardar a fatura serve como meio de prova. Desse modo, garante mais facilmente que as empresas também cumprem a sua parte. No Portal das Finanças é possível acompanhar se as faturas foram ou não incluídas e, caso não tenham sido, pode e deve registá-las.

Ao Diário Económico, Manuel Faustino, antigo diretor de serviços do IRS, clarifica que “continuamos com um conjunto de deduções, todas elas indexadas a faturas e mesmo com tudo isso mantém-se a necessidade de os contribuintes guardarem os papelinhos”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório