Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Buraco de 1.500 milhões na origem de buscas

A sede do Banco Espírito Santo (agora Novo Banco), a casa de Ricardo Salgado e outros 39 locais foram ontem alvo de buscas por magistrados, peritos e elementos da Polícia Judiciária. Segundo apurou o Jornal de Negócios, a operação desencadeada pelo Ministério Público tem como objetivo descobrir onde foram parar 1.500 milhões de euros que desapareceram através de um esquema de emissão de obrigações.

Buraco de 1.500 milhões na origem de buscas
Notícias ao Minuto

09:02 - 28/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Justiça

Foram mais de 200 os elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária que, acompanhados por 14 magistrados e dois peritos do Departamento de Investigação e Ação Penal, levaram ontem a cabo buscas à sede do BES, à casa de Ricardo Salgado e a outros 39 locais, incluindo as habitações de antigos administradores do agora banco mau.

Sabe o Jornal de Negócios que o objetivo das operações ontem realizadas é o de descobrir como funcionava o esquema de emissão de obrigações utilizado pelo BES que provocou um rombo nas contas na ordem dos 1.500 milhões de euros e que permitiu o banco autofinanciar-se através de veículos sediados em offshores e que passavam por um intermediário suíço, o Eurofin.

Os investigadores querem também saber quem foram os responsáveis que estiveram por detrás deste esquema que só foi descoberto em julho, que ditou a intervenção do Banco de Portugal e que culminou com a divisão da entidade bancária em banco mau e banco bom.

Ontem os investigadores abandonaram os locais alvo de busca carregando caixas com diversos documentos que, acreditam, poderão ajudar a resolver o mistério.

Recorde-se que em causa está a suspeita da prática de crimes como burla qualificada, abuso de confiança, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e fraude fiscal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório