Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Maus exemplos" levados à justiça afetam imagem do país

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou hoje que os casos de alegada corrupção que envolvem altos dirigentes do Estado e um ex-primeiro-ministro afetam a imagem do país e descredibilizam a classe política.

"Maus exemplos" levados à justiça afetam imagem do país
Notícias ao Minuto

15:08 - 26/11/14 por Lusa

Economia António Saraiva

"Espero que a justiça funcione, que tudo isto seja clarificado. Não vamos julgar na praça pública aquilo que seguramente a justiça virá a demonstrar se há ou não culpa, mas é a imagem do país que está afetada, é a credibilidade desta nossa democracia, é o descrédito da classe política. São maus exemplos", afirmou, à margem da conferência anual de Serviços Partilhados e Compras Públicas.

Já a presidente do Conselho de Finanças Públicas, Teodora Cardoso, desvalorizou o impacto destes casos sobre a reputação do país.

"É claro que estas coisas nunca são boas, mas não somos o único país onde estas coisas acontecem. Infelizmente estes exemplos estão a multiplicar-se e agora temos é de os resolver bem e mostrar que o país não está todo envolvido nisto", comentou Teodora Cardoso, à margem da mesma conferência.

António Saraiva acrescentou que os vistos 'gold' foram favoráveis à captação de investimento na área do imobiliário, esperando que a investigação que culminou com onze arguidos e a detenção do presidente do Instituto dos Registos e Notariado, diretor do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da secretária-geral da Justiça, não comprometam uma medida que considerou "virtuosa".

"Não vamos diabolizar este processo só porque houve a tal maçã podre neste cesto de boa fruta", sublinhou o dirigente da CIP.

"Cabe-nos a nós dar uma imagem do país que efetivamente somos, o país somos todos nós, não é este ou aquele mau exemplo, não é esta ou aquela maçã podre. O cesto somos todos nós e temos condições para demonstrar isso", destacou.

Na semana passada, foi igualmente detido o ex-primeiro-ministro José Sócrates, no âmbito de uma outra investigação.

José Sócrates está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção, sendo esta a primeira vez que é aplicada a prisão preventiva a um ex-primeiro-ministro em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório