Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Saiba qual é o pior e o melhor mês para comprar casa

Se está nos seus planos a curto prazo comprar uma casa o melhor é ler este texto antes de o fazer, pois o Jornal de Negócios fez as contas e descobriu quais são os melhores e os piores meses para fazer um crédito à habitação.

Saiba qual é o pior e o melhor mês para comprar casa
Notícias ao Minuto

09:10 - 26/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Habitação

Numa altura em que o mercado imobiliário começa a animar, o Jornal de Negócios analisou as taxas que são praticadas ao longo do ano e concluiu que há meses que não são economicamente aconselháveis a contrair empréstimos bancários.

Assim, fique a saber que dezembro é o pior mês para pedir um empréstimo para a compra de uma casa. De acordo com aquela publicação especializada, a taxa a três meses é, no último mês do ano, de 2,576%, quando a média dos restantes meses é de 2,41%. No que diz respeito à taxa Euribor a seis meses a média é de 2,659%, quando nos outros meses se situa nos 2,517%.

“O que tipicamente acontece é que quando a maturidade de cada uma delas passa para o ano seguinte há um incremento que decorre do prémio (de risco ou de liquidez) de passar o ano”, explicou ao Negócios um economista da IMF.

Mas se pensa que começar o ano com a assinatura de uma escritura é uma boa forma de iniciar um novo ano, desengane-se. Depois de dezembro, janeiro e fevereiro são os meses que também se desaconselham a um compromisso destes.

O melhor mesmo, garante o Negócios, é comprar casa em maio porque há uma favorável conjugação entre a taxa inicial mais baixa e a que tem o juro mais inferior nos meses em que os contratos são revistos.

Além de maio, também abril é um mês conveniente para contrair um empréstimo bancário pois a média da taxa a três meses é de 2,342% e a seis meses é de 2,435%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório