Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Bruxelas pronuncia-se sexta-feira sobre orçamentos dos Estados-membros

A Comissão Europeia vai emitir na próxima sexta-feira os pareceres sobre os projetos orçamentais dos Estados-membros para 2015, anunciou hoje em Bruxelas uma porta-voz do executivo comunitário.

Bruxelas pronuncia-se sexta-feira sobre orçamentos dos Estados-membros
Notícias ao Minuto

12:30 - 24/11/14 por Lusa

Economia Mina Andreeva

Mina Andreeva precisou que as decisões de Bruxelas sobre as propostas de orçamento dos países membros da zona euro serão anunciadas em paralelo com o relatório anual do crescimento para o próximo ano e o relatório sobre o mecanismo de alerta de desequilíbrios macroeconómicos.

Na sequência dos pareceres da Comissão sobre os projetos orçamentais para o próximo ano, os ministros das Finanças da zona euro terão uma reunião extraordinária do Eurogrupo, provavelmente na próxima segunda-feira, 01 de dezembro, para discutir a questão.

A 28 de outubro passado, a Comissão -- na altura ainda liderada por José Manuel Durão Barroso -- informou que não tinha, então, qualquer parecer negativo às propostas de orçamento para 2015 submetidas a Bruxelas pelos países da zona euro, depois de ter esclarecido algumas preocupações com algumas das capitais.

Portugal foi um dos Estados-membros que apresentou a Bruxelas, a 15 de outubro passado, o seu projeto de Orçamento de Estado para 2015, que prevê um défice de 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no final do ano, abaixo do limiar dos 3% do pacto de estabilidade, mas ainda assim acima dos 2,5% que tinham ficado acordados com os credores internacionais aquando do programa de ajustamento.

No entanto, todas as atenções estão focadas na forma como a Comissão reagirá ao plano orçamental de uma das principais economias da zona euro, a França, depois de Paris ter anunciado que apresentará um défice de 4,3% do PIB em 2015, levando vários países a defenderem a adoção de medidas duras por parte de Bruxelas por violação das metas com que o país se havia comprometido.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório