Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Parque Escolar de Sócrates era o melhor cliente do grupo Lena

Ao todo, entre 2008 e 2011, a Lena construções terá ganho mais de 42 contratos, noticia o jornal i. O melhor cliente era a Parque Escolar, uma iniciativa do governo de José Sócrates.

Parque Escolar de Sócrates era o melhor cliente do grupo Lena
Notícias ao Minuto

11:37 - 24/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Obras Públicas

Uma pesquisa efetuada pelo i, com o número de identificação fiscal da Lena Construções, aos procedimentos tornados públicos no portal Base dos contratos públicos, permite perceber que entre 2008 e 2011 esta empresa ganhou 42 contratos de mais de 151 milhões de euros.

O ano de 2009 destaca-se: foi neste ano que foram feitos 21 novos no valor de 91,9 milhões de euros, pormenoriza ainda o jornal i, adiantando que o segundo melhor ano foi 2011: 52,7 milhões de euros. Já desde que o atual Governo assumiu funções, em 2011, até hoje, a Lena ganhou 26 contratos, no valor de 44,9 milhões de euros.

A Parque Escolar, uma iniciativa de recuperação de escolas durante a governação de José Sócrates, detido na sexta-feira passada, representará cerca de 70% dos contratos ganhos, num valor total de 127,8 milhões de euros.

Saliente-se que estes números poderão pecar por escassos já que nem todas as entidades públicas terão publicado os seus contratos no portal e que os contratos e que todos os contratos celebrados com a Parque Escolar foram ganhos em consórcio com outras duas construtoras (a Abrantina, adquirida em 2007 pela Lena, e a de Manuel Rodrigues Gouveia).

Recorde-se que José Sócrates foi detido numa investigação que também envolve Carlos Santos Silva, empresário da Covilhã e amigo de há anos de Sócrates, que é ex-administrador do grupo Lena.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório