Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Será o tráfego a orientar as taxas de aeroporto

Para Ponce Leão, rosto da ANA, que deu uma entrevista ao Diário Económico, o aumento de taxa de aeroportos acompanha a subida do tráfego, algo que se verificará no sentido inverso se a situação piorar.

Será o tráfego a orientar as taxas de aeroporto
Notícias ao Minuto

13:01 - 24/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia ANA Aeroportos

"Se o tráfego cair em Lisboa, as taxas de aeroporto têm de cair”, é desta forma que Jorge Ponce Leão, presidente da ANA, fala sobre as taxas aeroportuárias na capital ao Diário Económico. Mas Ponce Leão tem também uma opinião sobre as taxas turísticas.

No caso do aeroporto de Lisboa, as taxas aumentaram cerca de um euro desde 2009 até 2015 – a última atualização prevista está agendada para o primeiro dia do próximo ano. Para Ponce Leão, trata-se de um valor que não põe em causa o tráfego da cidade. Na verdade, só este ano, o tráfego tem aumentado, subindo 13,4%.

Na perspetiva do responsável da ANA, que se manteve no cargo após a privatização à Vinci, o critério que justifica a subida da taxa poderia ser visto de forma inversa: “por que é que os aeroportos, no momento em que os o tráfego está a cair, não hão de ser solidários com as companhias aéreas, reduzindo as suas próprias margens de lucro”.

Já sobre um possível aumento da taxa turística na capital, Ponce Leão considera que “é impensável pensar que tudo é gratuito”, realçando que a taxa turística equilibra o facto de os turistas utilizarem serviços que são mantidos por residentes, desde redes de transportes públicos e infraestruturas, sem esquecer o saneamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório