Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

"A pior notícia era ninguém ser condenado"

No final da primeira ronda de audições na comissão de inquérito ao caso BES, o ex-ministro da Economia Daniel Bessa considerou que o “pior” que podia acontecer era “ninguém ser condenado” em todo este processo. Em declarações à Rádio Renascença, o economista disse ainda que o governador do Banco de Portugal e a ministra das Finanças “não tinham de saber” tudo o que se passava no universo Espírito Santo.

"A pior notícia era ninguém ser condenado"
Notícias ao Minuto

12:39 - 23/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia BES

Daniel Bessa foi um dos convidados do programa ‘Conversas Cruzadas’ da Rádio Renascença. Na sua intervenção, o economista assegurou que a pior conclusão a que todo o processo de averiguação do que se passou no Grupo Espírito Santo e, mais especificamente, no Banco Espírito Santo, poderia chegar, era à falta de condenados.

“A acontecer esse cenário de ninguém ser condenado isso dirá o pior do sistema de justiça que - dizem – é, talvez, hoje o maior entrave ao desenvolvimento de Portugal”, referiu.

Para o antigo ministro da Economia não pode haver apenas um culpado pois “estas fraudes não são cometidas apenas por uma pessoa. Tem de haver um conjunto de pessoas envolvido. Se no final não houver um conjunto de pessoas a ser condenado, aí sim, seria uma má notícia”.

O economista defendeu ainda que o governador do Banco de Portugal e a ministra das Finanças “não tinham de saber” o que se passava, pois o que sabem é através “da leitura de contas”.

“Vir responsabilizar o governador e a ministra sem responsabilizar o contabilista? Então o contabilista contrai empréstimos e não os regista? E os auditores o que estão lá a fazer? E os Conselhos Fiscais que têm de se pronunciar como é do código das sociedades?”, questionou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório